quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A Lâmina Perfeita - Katana



Um aprendiz desta arte ficará de 1 à 2 anos apenas cortando carvão em pedaços iguais, para que o fogo da forja se mantenha constante. Um mestre se forma ao longo de 20 anos de muito estudo e muita dedicação.

O Mestre caminhava até um rio com seus discípulos e pegava uma areia chamada SATETSO, produto da erosão do minério de ferro e encontrada nos leitos dos rios.

A fundição começava na produção de uma estrutura de barro retangular ou oval chamada TATARA. A cada ciclo de fundição, que demorava de 5 à 08 dias (dependendo da quantidade de aço produzido ) uma TATARA era utilizada.

Depois de dias com essa "fogueira" gigante, onde produzem mais de 200 quilos de metal, desses 200 quilos ele escolhe ums 5 quilos, e o resto joga fora.

Depois de empilhado corretamente era derramada argila liquida sobre o metal: essa argila não permitia que o aço queimasse.

O Aço então seria dobrado 6 vezes em uma direção e 6 vezes na direção oposta, criando uma serie de camadas que davam resistência máxima ao aço. Após 10 dobras tínhamos 1000 camadas.

Algumas espadas levavam anos para terem suas lâminas concluídas. Existem espadas japonesas com 500.000 camadas. Alguns projetos de armeiros levavam anos para ficarem prontos.

Uma espada deixada a um filho como último trabalho de uma vida, ou uma encomenda de um Shogun poderia levar mais de 3 anos até sua conclusão.

Quando uma espada tinha, no meio do processo de produção, uma dobra em direção errada, todo o bloco era descartado e começava-se tudo de novo.

Sempre que era necessário o fogo na fundição da Katana, o mesmo era criado de uma maneira quase mágica: golpeando-se um espeto de metal até que sua ponta ficasse incandescente. Nesse momento o mestre pegava papel de arroz que tocava no metal e acendia a TATARA.

As espadas forjadas pelos mestres armeiros japoneses tem seu valor entre 30.000 e 250.000 dólares. As espadas históricas de Mestres como Massamune ou Samurais como Musashi podem alcançar valores superiores à 1.000.000,00 de dólares.

Numa analise quimica do metal da espada o cientista falou que para chegar a uma mistura tao rica e pura daquele tipo, teria que ser gasto muito dinheiro(muito mesmo, e os japoneses conseguem fazer isso a mais de mil anos.

"Do metal nascerá o Fogo
Mãe que criará o Aço
Mais forte que o fogo ele será
Apenas a carne o conduzirá
Pois a carne é mais forte que o Aço
E o espírito é mais forte que a Carne”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Sobre as matérias !

 

†Shinobi Wars† © 2008 . Design By: SkinCorner