terça-feira, 30 de novembro de 2010

Dispositivo carrega eletrônicos com a energia cinética de seus passos

Na próxima vez que ficar sem bateria no seu celular, basta caminhar um pouco ou dar uma volta de bicicleta.



nPower PEG
Fonte: nPower
Tremont Electric desenvolveu uma solução portátil que capta os movimentos do seu corpo e os converte em eletricidade para dispositivos móveis. O nPower PEG cabe em qualquer mochila ou pochete e é compatível com cerca de 90% dos aparelhos eletrônicos.
Com ele, qualquer um é capaz de gerar energia em qualquer local com movimentos periódicos. Também se trata de uma fonte de energia limpa e renovável. Possui uma porta USB, e basta conectar o carregador do seu aparelho e começar a caminhada. Se você precisar de carga rapidamente, basta agitar o nPower PEG.
O dispositivo se ajusta automaticamente à intensidade da sua atividade, a fim de captar o máximo de energia. Ele é composto de policarbonato e revestido de titânio para assegurar sua resistência. Também possui baterias de lítio-polímero, que armazenam energia mesmo quando não há nenhum aparelho conectado.

Em seu interior, um pequeno imã é agitado pelos movimentos corpóreos do usuário. Sempre que ele atravessa a espira elétrica, induz uma corrente. Qualquer atividade que movimente o dispositivo  de forma regular gera as condições para que o nPower PEG funcione.
Segundo a Tremont Electric, 10 minutos de caminhada geram energia para 2 minutos de conversação no iPhone 2G e 1 minuto na versão 3G. Em um iPod Nano, 1 minuto de caminhada corresponde a 1 minuto de reprodução.
Seus desenvolvedores estudam ainda a possibilidade de criar modelos gigantescos do nPower PEG para captar o movimento das placas tectônicas do solo. Essa, talvez, seja mais uma alternativa para a utilização de “energia verde” no futuro. O carregador portátil de baterias está à venda no site de seus desenvolvedores por 149 dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Sobre as matérias !

 

†Shinobi Wars† © 2008 . Design By: SkinCorner