sexta-feira, 4 de junho de 2010

Tom Clancy's HAWX 2


Segundo episódio abre espaço para decolagens manuais e traz campanha cooperativa


O espaço aéreo se tornou um verdadeiro campo de guerra em Tom Clancy HAWX (High Altitude Warfare Experiment). Conspirações políticas e uma série de atentados abriram espaço para que o jogo de aviões com jogabilidade arcade passasse até mesmo pelo Rio de Janeiro, que exibiu uma das mais belas paisagens.
Agora, a equipe da Ubisoft está se armando para tornar a continuação  —  que deve chegar às lojas até o dia 10 de outubro deste ano  —  ainda mais surpreendente, graças a uma série de mudanças. Mas aqueles que já gostaram da fórmula do primeiro game podem ficar tranquilos, pois só haverá melhorias.
No controle da aeronave
Enquanto o primeiro HAWX manteve o foco apenas no combate, a continuação promete trazer algumas mudanças consideráveis que agradarão aqueles que gostam de passar mais tempo no comando das aeronaves, principalmente no que diz respeito a manobras de decolagem e aterrissagem, que marcarão o início de cada uma das missões.
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Elas serão manuais, exigindo que o jogador coordene corretamente aceleração, inclinação e outros detalhes. A complexidade aumentará de acordo com a dificuldade escolhida. O mesmo vale para as aterrissagens, com o diferencial de que algumas delas terão de ser realizadas em porta-aviões (ou seja, em pistas bem mais curtas).
Outra possibilidade mencionada pelos representantes da desenvolvedora — mas que não foi mostrada em público — é a de haver reabastecimento no próprio ar (um avião de grande porte libera a mangueira de combustível e você a encaixa ao seu caça), algo já feito em alguns jogos da série Ace Combat.
Encontros com o inimigo
Retornando aos conflitos, teremos em HAWX 2 uma diversidade bem maior de objetivos — os quais irão além do simples bombardeio contínuo, muito embora as primeiras fases o coloquem atrás de comboios de caminhões com mísseis roubados e de embarcações navais, protegidas pela ação de equipamentos antiaéreos.
Felizmente, os mísseis disparados contra você não têm alvo certo, já que o avião possui tecnologias de camuflagem. Basta prestar atenção na trajetória dos mísseis e seguir para o outro lado.
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Você contará com um arsenal extenso, abrangendo bombas convencionais, projéteis específicos para combate aéreo e até mesmo disparos teleguiados, com alto poder de explosão. Mas será necessário ficar atento, já que nem todas as unidades serão hostis. Algumas delas estarão do seu lado e poderão ser destruídas por falta de atenção. A identificação entre aliado e oponente será dada conforme você se aproxima.
Brigas intensas
Outro aspecto que será revisado na continuação é o combate direto entre duas aeronaves. Os famosos “pegas” envolverão uma dose bem maior de ação, com comandos que permitem uma proximidade maior entre os oponentes. A intenção é criar uma “experiência mais visceral”, conforme relatado à própria GameSpot.
As manobras evasivas serão ainda mais velozes, enquanto a inteligência artificial tentará muitas vezes encará-lo de frente, testando-o até o limite para ver quem cederá primeiro. Disparos que não forem de metralhadora serão desviados pelo uso de flares (sinais luminosos que desviam mísseis guiados por calor), garantindo a você segurança parcial até que seu estoque se esgote.
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Esquadrões unidos
Depois de se divertir com todas estas novidades, você ainda se deparará com os modos online, nos quais são oferecidas diversas opções aos jogadores. Nomes famosos, como o do F-16, estarão presentes. Aqueles que não desejarem entrar em duelos com outros jogadores poderão recorrer à campanha, que terá a possibilidade de ser jogada integralmente em versões cooperativas.
Mesmo com tudo o que citamos, fica claro que Tom Clancy’s HAWX 2 ainda tem um grande caminho pela frente. Algumas mecânicas e animações das bases não impressionaram os que assistiram à demonstração. Sites como a IGN chegaram até mesmo a citar quedas constantes da taxa de quadros por segundo, que se não forem corrigidas a tempo estragarão parte da ação.

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